Entre os dias 26 e 27 de julho, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) promoveu a etapa sudeste da “III Mostra Nacional de Práticas em Psicologia no Sistema Único de Assistência Social (SUAS): o trabalho da Psicologia na efetivação dos direitos socioassistenciais”. A mostra, que busca debater a atuação dos profissionais de psicologia no contexto das políticas públicas de assistência social, é conduzida em parceria com os Conselhos Regionais de Psicologia (CRPs) de todo o país, e contou com a participação do Grupo Temático de Assistência Social e Educomunicação da ABPEducom.

O GT, criado em 2023 por associados da ABPEducom, apresentou durante o evento dois trabalhos relacionados à interface Educomunicação/assistência social: O primeiro deles foi dedicado a expor a trajetória do grupo desde sua concepção, destacando o que motivou o olhar voltado à essa área de interação, assim como as parcerias que foram estabelecidas ao longo do tempo; já o segundo apresentou à mostra o percurso que o GT pretende trilhar em ações futuras, em um relato resultante de um pré-projeto submetido e aprovado pela organização do evento. Sob uma perspectiva que pretende se contrapor a uma visão assistencialista, o grupo de trabalho tem o objetivo de promover a defesa de direitos sociais com base na perspectiva de uma comunicação pública-democrática, que é tomada pelo grupo como um direito de cada cidadão.

Uma ação futura destacada pelo GT em sua apresentação é o planejamento e realização de um levantamento exploratório que mapeie as experiências educomunicativas que já se dão no âmbito da assistência social, em um processo que, posteriormente, irá formar grupos focais e um encontro nacional para debater os resultados coletados. Por fim, após a delimitação de uma agenda política, a ação resultará em uma plataforma colaborativa sobre assistência social e Educomunicação.

Da esquerda para a direita, vê-se: Rosana de Moura Lima, Felipe Eugênio Barros, Aurora Fernandez Rodriguez, Rozana Fonseca, Alexandre de Brito Angelo, e Joari Carvalho, que participaram da Mostra representando o GT.

Para os associados, um destaque da participação do grupo temático no evento foi a possibilidade de introduzir aos participantes um debate que relaciona o campo da Educomunicação com os objetivos da mostra, que é realizada desde 2019 nas cinco regiões do Brasil. “Foi de grande relevância apresentar o termo, a conceituação e as concepções educomunicativas, de construção intrinsecamente democrática, dialógica e que tem como objeto a garantia do direito coletivo à comunicação pública. O diálogo com os(as) trabalhadores do SUAS, inaugurou para muitos, um momento de reflexão sobre nossos processos comunicativos nos serviços que ocupamos e a importância da construção coletiva do conhecimento como uma ferramenta de cidadania”, destacou Felipe Eugênio Barros, integrante do GT.

Encontro prévio do X Educom

Hoje (13), às 19h (horário de Brasília), o GT de Assistência Social da ABPEducom realizará o 4º Encontro Prévio que antecede o X Educom com uma mesa redonda para debater como a Educomunicação pode colaborar no trabalho de assistência social e contará com a participação de Maria Fernanda (Rádio Mexidão) e Luciana Kellen (Participa Jovem) ao vivo no canal do YouTube da ABPEducom.

Maria Fernanda trabalha com produção coletiva de comunicação na perspectiva da educação popular e com educomunicação e desenvolveu o projeto rádio carta, inspirada no método cassete foro de Mário Kaplún, nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Santos/SP. Esse processo foi inspiração para a Rádio Mexidão, que aconteceu em Belo Horizonte junto a usuárias e trabalhadoras que participam das CLAS (Comissões Locais da Assistência Social), dentro do processo de educação permanente conduzido pela Vira e Mexe.

Já Luciana Kellen é jornalista, amazônida, e atua como Articuladora Social no Instituto Peabiru (PA), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) da Amazônia, especificamente na equipe dos eixos de Proteção Social nos equipamentos do SUAS: Garantia de direitos de Crianças, Adolescentes, Jovens e Mulheres, em especial através da implementação do Selo UNICEF (Edição 2021/2024) e do projeto Participa Jovem. Também atua como Conselheira do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA) do Estado do Pará pelo mesmo instituto.

A live terá a mediação de Felipe Eugênio Barros (MG) e Paula Helena G. M. Ruiz (MS), ambos membros do Grupo Temático de Assistência Social e Educomunicação da ABPEducom e contará com a abertura de Claudemir Viana, professor da ECA/USP e Secretário Executivo da ABPEducom.

Para assistir a live, clique aqui e para fazer a sua inscrição no X Educom e submeter o seu resumo expandido, clique aqui.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.