Entre os dias 10 e 13 de setembro deste ano acontece o quinto Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciência e Educação, cujo mote central é: Vidas em risco e crise climática. O evento, organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), promoverá importantes debates relacionados a questões ambientais e sociais, recebendo pesquisadores de diversas áreas em uma série de conferências, mesas redondas, Grupos Temáticos (GTs) e minicursos. Realizado desde 2014, o Congresso promove um intercâmbio entre pesquisadores(as) brasileiros(as), portugueses(as), espanhóis(las) e de toda a América Latina, com o objetivo central de debater soluções para desafios globais. A inscrição de trabalhos para o evento se encerra no dia 10 de junho, podendo ser realizada por meio da plataforma Even3.

Dentre os grupos temáticos aprovados para o evento, destaca-se o de número 27, intitulado “Educomunicação, tecnologias e cultura digital”, apoiado pelo Núcleo Sul da ABPEducom e coordenado por Graziela Fatima Giacomazzo, Patricia Jantsch Fiuza e Rafael Gué Martini. O GT pretende colocar em debate os trabalhos que problematizem Educomunicação, Tecnologias e Cultura Digital em relação aos estudos teóricos, práticas, desenvolvimento tecnológico e a produção do conhecimento científico, com o objetivo explorar e discutir o papel da Educomunicação e da educação midiática na abordagem das questões de vidas em risco, da crise climática e dos ambientes escolares. O grupo pretende pôr em evidências as formas que os mais variados processos de comunicação e educação podem contribuir para a conscientização, ação e mitigação dos impactos sociais, ambientais e humanos enfrentados na atualidade.

De acordo com Giacomazzo, a realização dos debates propostos pelo evento se relacionam diretamente com o cenário atual vivenciado Sul do Brasil. “Situações de emergência climática, especialmente como visto na tragédia no Rio Grande do Sul, convergem com a relevância e dimensionam as ações do Grupo Temático no contexto atual. Contemplaremos diferentes tipos de trabalhos, tais como: discussões teóricas; discussões teórico-analíticas; resultados de pesquisa e resultados de projetos de ensino e extensão que contemple a temática proposta no GT”, destaca a pesquisadora.

Serviço:

Realização do congresso: Entre 10 e 13 de setembro de 2024, em Criciúma, Santa Catarina. Para mais informações, acesse o portal online da UNESC sobre o evento.

Submissão de trabalhos: Inscrições abertas até 10/06/2024, e devem ser realizadas por meio da plataforma Even3 do evento.

Luís Felipe de Oliveira Scala é graduado em Educomunicação pela Escola de ​Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Por meio do Programa Unificado de Bolsas da Universidade de São Paulo ​(PUB/USP), atuou como colaborador do Núcleo de Comunicação e ​Educação da Universidade de São Paulo (NCE/USP). Em 2022 integrou a equipe de comunicação da então vereadora Erika Hilton, na ​Câmara Municipal de São Paulo.