Estão abertas as inscrições para a trilha formativa “Educação dos sentidos para fazer sentido: Arte nas escolas como estratégia de comunicação”, uma realização entre o Ministério da Cultura (MinC), o Ministério da Educação (MEC), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Fundação Uniselva com apoio da ABPEducom. Trata-se de uma ação do Grupo de Trabalho Interministerial (GT), cujo objetivo é combater a violência nas escolas e promover uma cultura de equidade.

Podem se inscrever professores, educadores, artistas e pessoas interessadas em desenvolver melhores relações de comunicação nas escolas de sua comunidade, por meio da Arte. “‘Educação dos sentidos para fazer sentido: Arte nas escolas como estratégia de comunicação” é oferecido na forma de curso on-line autoinstrucional, pela plataforma de aprendizagem AVAMEC, com a coordenação da UFMT. Com uma carga horária total de 40 horas, o curso ocorrerá de 28 de agosto a 27 de setembro. Durante o curso, os participantes serão incentivados a conceber e desenvolver projetos de intervenção local, utilizando a Arte como uma via para promover diálogos construtivos. As inscrições para o processo seletivo acontecem de 15 a 21 de agosto, pelo link: https://setec.ufmt.br/curso-arte-educacao/

Apoiada pela ABPEducom, a trilha formativa Educação dos sentidos para fazer sentido visa fomentar a implementação de projetos que busquem estabelecer melhores relações de comunicação nas comunidades educativas. O curso é direcionado a indivíduos interessados em criar experiências e projetos que explorem o potencial transformador da Arte no fomento do respeito às diversas culturas presentes em suas comunidades locais.

“O projeto Educação dos Sentidos para fazer sentido é uma proposta de trilha formativa com arte nas escolas como uma estratégia de comunicação, de mobilização social, de desenvolvimento de sensibilidades e dos sentidos através da arte e da cultura como percepções de mundos mais criativas e solidárias. O curso pretende ver chegar nas escolas e nos corações de arte-educadores, professores, gestores e a comunidade escolar. É um projeto que surgiu no contexto de enfrentamento e combate à violência nas escolas onde o MEC e o MinC – em uma parceria com a UFMT e a Fundação Uniselva – pensamos na necessidade de desenvolvimento de educação de sentidos e de valores como estratégia de enfrentamento dessa violência na escola e na vida das pessoas. E que valores são esses? São as virtudes e os valores éticos do amor, do respeito, da fraternidade, da solidariedade e justiça social. Para tal desenvolvimento, compreendemos que devemos juntar ética e estética, valores e sentidos. E nada mais eficaz do que as artes e a diversidade cultural para termos eficácia e resultados. A arte é um vetor, um movimento importante para construção de valores e sentidos, compreendendo que educação e cultura caminham juntas para o desenvolvimento de competências, sensibilidades, leituras e visões de mundo para a construção de uma sociedade mais justa, solidária e fraterna”, afirma o secretário de Formação, Livro e Leitura do MinC, Fabiano Piúba.

Este curso inovador é estruturado em módulos cuidadosamente planejados, abordando a relevância da Arte como uma ferramenta de percepção do mundo e diálogo. A conexão entre a Arte e a Educomunicação é explorada através de conteúdos que englobam contação de histórias, poesia, produção audiovisual e cultura maker. Os módulos foram construídos por artistas e educadores experientes, que compartilharão suas vivências e conceitos, orientando os participantes na criação de ações práticas a nível local. Entre os conteudistas confirmados estão: a professora Ana Mae Barbosa, o professor Ismar de Oliveira Soares, e grandes artistas como Fabiana Cozza, Elisa Lucinda, Paulo Nazareth.

Mais informações, acesse: https://setec.ufmt.br/curso-arte-educacao/pdf/Edital%20Curso%20Arte_Educa%C3%A7%C3%A3o_14_08.pdf 

Tem uma sugestão de pauta? Envie para [email protected]

2 respostas a “Com apoio da ABPEducom, Ministérios da Cultura e Educação lançam curso online “Arte nas Escolas como Estratégia de Comunicação””

Os comentários estão desativados.